segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Transformação de uma velha sebe


A foto está muito mazinha.. amanhã tiro outra melhor..

Pelo menos dá para ver a raíz aerea..nem as nebaris se veem... nem a forma da copa..enfim, não se vê nada. Voltem amanhã.Também não tirei fotos do transplante mas isso podem ver no curso.

Transformação de uma velha sebe







Vamos retomar o projecto de transformar uma velha sebe (Ligustrum) num belo bonsai.



Para que se lembrem mais facilmente apresento aqui as fotos iniciais..bem, iniciais não pois essas não existem.. era só um pedaço de um tronco. Durante 4 anos deixei-o criar raizes e pequenos ramos. Os ramos foram então ligeiramente aramados de forma a criar uma copa. Foi aproveitada uma pequena raíz (na altura com menos de um milimetro de espessura) para criar a sensação de raiz aerea. Nos ultimos 2 anos deixámo-lo num vaso de engorda para solidificar o tronco e nebaris e adquirir uma aparencia de mais idade.
As fotos estão dispostas da mais recente em cima (há um ano) à mais antiga em baixo(há dois anos). Na foto do meio verificamos que deixámos a folhagem crescer sem controlo. Deste modo engrossamos os ramos e nebaris. Depois voltamos areduzir a folhagem.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

TRANSFORMAÇÃO DE UM FALSO CIPRESTE (9ª parte)

A arvore já tem uma certa personalidade e movimento...ainda vamos deixar um excesso de solo para protecção das "nebari". Mais tarde retiramos cerca de metade do solo existente no vaso (reparem no monte de solo existente no prato..) e deixamos as raizes grossas à vista, aumentando ainda mais a aparencia de arvore com muitos anos de vida.
Depois de repousar durante um tempo e de mostrar novos rebentos, iremos continuar a selecção de alguns ramos e a poda de folhagem bem como de aramegem mais meticulosa. Esta é uma primeira modelagem do nosso Bonsai.

TRANSFORMAÇÃO DE UM FALSO CIPRESTE (8ª Parte)


Continuamos a aramar os ramos de forma a mudar-lhes a direcção do crescimento, podar a folhagem e a efectuar spray de agua para manter a arvore hidratada. Nesta fase ainda não vamos cortar todos os ramos..deixamos alguns que sabemos à partida estar a mais mas, como quando as raizes recomeçarem a alimentar a a arvore podemos ter surpresas (um ramo pode morrer ou um outro que julgávamos fraco pode ficar maravilhoso..)
Continuamos a utilizar os orificios de dreno no prato para prender os arames de ancoragem.

domingo, 5 de outubro de 2008

TRANSFORMAÇÃO DE UM FALSO CIPRESTE (7ª Parte)


A arvore posicionada e com alguns arames ancorados.
Antes de colocar mais arames, cobrimos as raízes com o resto do solo. Com cuidado e um pauzinho para empurrar o solo para debaixo das raizes. Ter a certeza que as mesmas ficam completamente envoltas em solo..por vezes ficam bolsas de ar a evitar. A seguir rega-se até sair muita agua pelos orificios mas com cuidado ..pouca de cada vez (regador pequenino..com orificiozinhos..estão a ver?)
Agora começamos a modelar a arvore a nosso gosto.

TRANSFORMAÇÃO DE UM FALSO CIPRESTE (parte 6)


As raizes e o arame a posicionar o conjunto

TRANSFORMAÇÃO DE UM FALSO CIPRESTE (parte 6)


Chegou a altura de colocar a nossa arvore em posição. É muito importante tentar visualizar como poderá a arvore ficar depois de modelada, posição do tronco, raizes expostas, para onde serão direccionados os ramos..por isso é muito vantajoso (além de ser mais barato) utilizar um prato redondo..como não tem lados, poderemos ir virando e ver qual o lado mais bonito, que mais tarde será a frente do Bonsai.
Colocamos um pouco de solo préviamente preparado em cima do areião e depois posicionamos o cipreste. Com arames finos (os que se vendem no aki, plastificados a verde para as vedações e plantas, são perfeitos e baratos) começamos a prender a arvore ao prato. Passamos o arame pelos orificios de drenagem e vamos atando, primeiro á volta do tronco e depois aos proprios trocos que queremos baixar, forçando-os a formar uma curva para baixo. Vamos repetir esta operação tantas vezes como troncos houver a puxar para baixo..os outros vamos torce-los e usar arame de modelar BONSAI. Há que ter sempre MUITO CUIDADO para não forçar demais ou pode partir-se o arame oposto, pois este conjunto vai ficar num equilibrio perfeito de forças..

TRANSFORMAÇÃO DE UM FALSO CIPRESTE (parte 5 )


Antes do areão, colocar uma rede tipo mosquiteira (não foi fotografada mas está lá..).
Corta-se de forma a cobrir todos os orificios de drenagem. basicamente um pedaço redondo a cobrir todo o fundo.
A seguir cobre-se essa rede com areião de 4 a 6 mm sensivelmente.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

TRANSFORMAÇÃO DO FALSO CIPRESTE (4ª PARTE)

Para quem não gosta de gastar dinheiro, aqui fica uma ideia..Utilizei um prato de vaso de barro (4,50 euros) onde fiz montes de furos com um berbequim..os furos têm cerca de 12 mm de diametro e são..bem, muitos..de forma a drenar MUITO bem a agua da rega e da chuva..sim, poderão deixá-lo ao ar livre..
Observem como uma mangueira de agua não consegue encher o prato.. Este prato tem 42 cm de diametro..um vaso Bonsai para esta arvore custar-vos-ia perto (ou mais) de 100 euros

TRANSFORMAÇÃO DO FALSO CIPRESTE (3ª PARTE)




As raízes já limpas e cortadas

TRANSFORMAÇÃO DO FALSO CIPRESTE (2ª PARTE)

Aqui já temos a nossa arvore ligeiramente podada para que possamos movimentá-la melhor. É claro que cortámos só que não vamos de forma alguma querer utilizar. Os ramos que possam ser usados, são deixados para decidir posteriormente.
A seguir retiramos toda a terra velha, desembaraçamos as raízes (por vezes com a ajuda de uma mangueira de agua à pressão) e cortamos as mais profundas e grossas de maneira a promover o desenvolvimento de novas raizes finas, responsaveis pela nutrição da arvore.
Aconselho um especial cuidado nesta operação. Feita noutra estação que não a Primavera, o strees provocado pelo corte das raizes pode ser fatal, por isso tentem manipula-las com o maior cuidado possivel.
Durante toda esta operação e nos trabalhos seguintes, a arvore e raizes devem ser molhadas para evitar a desidratação.

TRANSFORMAÇÃO DE UM FALSO CIPRESTE (1ª PARTE)

TRANSFORMAÇÃO DE UM FALSO CIPRESTE ENCONTRADO NO LIXO.
Finalmente um projecto com principio, meio e fim. Vamos, nos proximos dias, tranformar este magnifico arbusto que alguem pensou que não tinha interesse, num belo bonsai. O tronco tem cerca de 60 mm na sua base e a especie é muito boa para ser usada como bonsai.
Foi fundamental regar bem a massa radicular para dar algum alimento á planta antes de começar o trabalho que irá provocar um grande stress á planta. Uma das especies usadas como bonsai é o Hinoki nana false cypress , muito parecida com esta, por isso temos tudo para fazer um bom trabalho. este arbusto aparenta ter uns 20 anos ou mais.

sábado, 6 de setembro de 2008

Nos ultimos tempos não tenho podido postar mensagens devido a trabalhos diversos na estufa e por ter que preparar e fazer cursos diversos.

Vou retomar brevemente com os artigos que estão em falta..as sebes velhas e outras e fotos de bonsai fascinantes ao alcance de qualquer um..

Quem tiver duvidas ou curiosidade sobre uma questão, please, envie-me um mail e eu respondo.. nem sempre consigo tempo para o blog..:)

Até logo.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Transformar uma velha sebe num bonsai (3ªparte)

Neste proximo conjunto de fotos vamos ver um passo desta transformação. Sobre isso, escrevo amanhã...

Transformar uma velha sebe num bonsai




Podar e envasar Prunus Nigra (3ºparte)

No conjunto de fotos que se segue, temos uma prunus nigra que se desenvolveu nos ultimos anos a partir de um rebento de 5 cm e que foi sendo podado para bonsai. (FOTO 1)

Na FOTO 2 vemos a arvore desenvasada com toda a raiz exposta.

Na FOTO 3 a redução do comprimento das raízes

Na foto 4 a arvore colocada num recipiente para transformação em Bonsai. Depois do enraizamento se ter realizado de forma saudável, vamos começar a aramar e podar os ramos que ainda estão a mais

Podar e envasar Prunus Nigra (2ªparte)











domingo, 25 de maio de 2008

Podar e envasar uma Prunus Nigra



Prunus nigra com folhagem de inicio de primavera e em vaso de crescimento. Nos proximos dias vamos podá-la e envasá-la. É uma arvore fácil de transformar em bonsai e muito facil de manter além de nos presentear todos os inicios de primavera com um belo corpo de flores.

A cor das folhas é por si só um espectáculo mudando de um verde claro na primavera a um cor de vinho escuro no verão (ao sol) ou verde escuro (com muita sombra e muita água). Se for bem protegida do vento, tambem nos oferece pequenos frutos escuros (ameixas)

Inverno X Primavera


A mesma arvore alguns meses depois. A folhagem está completa, ainda não foi desbastada para apresentação

quinta-feira, 3 de abril de 2008

UMA VELHA SEBE, UM BELO BONSAI


De uma velha vamos criar um belo bonsai. Este pré- bonsai teve como origem uma sebe que alguem deitou para o caixote do lixo. como é uma especie bastante resistente, consegui salvá-la a tempo. tratei-a como no artigo " COLECTADO NA NATUREZA" e agora está neste ponto. Vou postar fotos do seu desenvolvimento para bonsai.

COLECTADO NA NATUREZA


quem tiver paciencia, pode acompanhar um bonsai desde que foi salvo de um terreno onde se está a construir um condomínio privado até se tornar um belo exemplar bonsai. não garanto que seja este o mesmo que aparecerá sempre, pois salvei vários mas o processo é o mesmo.

primeiro cavar á volta da arvore para salvar o maior numero possivel de raizes. humedecer as mesmas e envolve-las em plastico. depois do tranporte, colocar em terra com boa drenagem e protegida do sol directo. deixar em repouso e a criar novas raizes durante um ano. Não esquecer a mensagem anterior..Raízes, raízes. podemos adicionar um produto para enraizamento mas nada de adubos ou estrumes durante um mês. regar bem sem empapar. humedecer a folhagem. deve-se reduzir a folhagem em cerca de 2/3. Nos pinheiros, deixar o maximo de folhagem possivel. corta-se o tronco até a altura desejada para o bonsai final.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Sistema de Raízes

As raízes são os alicerces do Bonsai. Ninguem fala das raízes. toda a gente quer cortar os raminhos e colocar o arame. Metade do trabalho para criar um bonsai saudavel consiste em produzir um bom sistema radicular.

Há que aprender a desenvolver raízes, podar as que interessam desenvolver e remover as que não queremos.

Quem gosta de Bonsais devia começar a gostar de ver raizes...
Raízes, Raízes e mais raízes..

quarta-feira, 19 de março de 2008

CURSOS YBE- your bonsai experience



INICIAÇÂO AO BONSAI

SHOHIN

SAIKEI

YAMADORI

SUISEKI

TANUKI

BONSAI COM CRIATIVIDADE

COMO CRIAR UM BONSAI DE 1000 EUROS,

POR 1 EURO

CURSO BONSAI



CURSO: Iniciação à arte do Bonsai

Tudo o que é preciso saber para criar um verdadeiro bonsai e mantê-lo durante a vida toda.

conteudo:

historia e definição

estilos e estética

Espécies utilizadas

Criar um bonsai (pratica)

Solos e nutrição

Poda radicular

Vasos, luz e rega

Técnicas de poda e aramagem

Doenças

50 EUROS - 7 Horas

Shohin conífera anã



Esta espécie de conífera foi encontrada num pinhal. Excelente para Mames ou Shohin. É uma especie anã.

Shohin conéfera


Outra foto do mesmo shohin

Shohin, conífera anã de Portugal


Shohin de uma especie autoctone encontrada no pinhal. É uma conífera optima para Mames e shohins.

Shohin é um bonsai pequeno e Mame é um bonsai miniatura.

Para quem se inicia, é uma forma muito barata de bonsai mas requer a mesma arte e técnica. Só se poupa nos materiais. É contudo, tão ou mais interessante, pois desenvolve o gosto pela estética e minucia mais rapidamente do que um bonsai dito normal ou mesmo um bonsai grande.

Nem sempre é necessária uma espécie anã (como a da imagem)

Este tipo de Bonsai, permite criar as mais belas peças de saikei e penjing (paisagem em miniatura)

Um curso de 4 horas, para quem já tem o curso de iniciação, permite criar na varanda um autentico jardim japonês.

Your Bonsai Experience- Cursos Bonsai


A escola de arte bonsai está inserida num centro de jardinagem e dispõe de inumeros bonsais criados na escola pelos participantes para que se aprenda na pratica sobre todos os temas do bonsai, inclusivamente ver erros mais comuns, formas de podar diferentes espécies, solos diferentes, etc.

Há um pequeno jardim Japonês, elementos arquitectonicos e musica de fundo. É um espaço que promove o encontro dos entusiastas e encontros mais ou menos regulares.

Cursos para iniciados em diversas tematicas do Bonsai.

SAIKEI
SUISEKI
YAMADORI
SHOHIN
CRIATIVIDADE NO BONSAI
INICIAÇÃO À ARTE DO BONSAI
BONSAI DE 1000 EUROS POR 1 EURO